webmail
CENT • Coleção de Enterobactérias

Serviços

Manutenção e Preservação de culturas

As cepas da CENT são preservadas de duas formas: em freezer a -30° C e a -70°C, e em Agar tamponado sólido e semissólido. A CENT está localizada no Laboratório de Enterobactérias (LABENT), situado no Pavilhão Rocha Lima, em Manguinhos.

Fornecimento de cepas

As cepas são fornecidas a partir da requisição de um cliente, não são comercializadas ou emprestadas. Além dos isolados, a CENT fornece também cepas de referência para diagnóstico e pesquisa. As cepas não são fornecidas para particulares, apenas para instituições reconhecidas, seguindo as normas vigentes de biossegurança.

A solicitação é feita mediante o preenchimento e envio do Formulário de Material Microbiológico que pode ser obtido junto ao curador ().

Depósito de cepas

São oferecidos também os serviços de depósito de isolados clínicos recebidos de diferentes tipos de laboratórios. As categorias de depósitos são:
  • depósito aberto (acervo de acesso público), quando não há restrição quanto à distribuição
  • depósito restrito (fornecido com autorização do depositante)
  • depósito fechado (depósito confidencial), quando há restrição por parte do depositante

Caracterização e Identificação


Salmonella sp. em Agar Enteric Hektoen
A coleção realiza a caracterização e identificação de isolados clínicos recebidos de diferentes tipos de laboratórios, mediante encaminhamento do solicitante por escrito. Essa identificação poderá ser baseada na pesquisa de características fenotípicas e genotípicas suficientes para a inserção da bactéria no táxon de gênero e/ou envolver a pesquisa de características mais específicas, através de métodos discriminatórios (16s rDNA), que aliados aos métodos clássicos, citológicos, bioquímicos, fisiológicos e sorológicos complementarão a identificação até o nível de espécie.

Análise genotípica

A análise genotípica é realizada com base nas seguintes metodologias: PFGE, análise do perfil plasmidial e amplificações de regiões específicas ou não do DNA bacteriano e a utilização de métodos moleculares de PCR e sequenciamento para taxonomia e pesquisa de genes de virulência e resistência a antimicrobianos.


As solicitações são feitas mediante o preenchimento e envio do Formulário para Solicitação de Identificação, Autenticação e Depósito que pode ser obtido junto ao curador ().

Treinamento de recursos humanos

A CENT fornece formação e capacitação de pessoal para isolamento, identificação e preservação das cepas, através de estágios e cursos específicos.

A solicitação é feita mediante o preenchimento e envio do Formulário para Solicitação de Treinamento que pode ser obtido junto ao curador ().


© 2018 Coleção de Enterobactérias, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz